terça-feira, outubro 24, 2006
O primeiro dia de aula : Parte II
De manha foi como descrito no post anterior ela foi sem chorar, eu liguei durante o dia e aparentemente estava tudo bem .
Meu dia foi absolutamente angustiante Deus me perdoe por usar esta horrível expressão , mais parecia que tinham arrancado meus braços .
Amor de mãe é uma coisa que dói e dói muito , vcs podem pensar que é um exagero mais quem ja passou por isso sabe como é .
O ônibus estava previsto para chegar as 18:00 e como estava chovendo chegou as 18:20 eu ja estava enlouquecida , e qdo finalmente o ônibus chegou lá vem minha pequena chorando desesperadamente , meu coração ficou em 1.000.000.00 de pedaços e confesso que ali mesmo pensei em jogar a toalha e falar para o motorista amanha o senhor não precisa vir mais !
Mas temos que tentar e este foi apenas o primeiro dia .
Entramos em casa e ela só falava que - Fili cholô
ela refere-se a si mesma como filha , na cabecinha dela nossa família é mamãe papai e filha , que ela diz Fili portanto nas palavras dela FILHA CHOROU !!! não é de cortar o coração ?
Chegou faminta , comeu , e pediu mais , fui conferir a mochilinha da escola e lá encontro o lanchinho da manha e o da tarde que eu havia mandado intactos !!!! ela só havia tomado os leitinhos que mandei mas não comeu os paes nem a fruta!!!
URRRRGGGG !!!!! fiquei furiosa .
Abro a agendinha de comunicados e a Prof º deixa um recadinho :

Mamãe

A Isabella se comportou muito bem , comeu bem e só chorou um pouquinho na hora de dormir .

Tia Fulana


Ah é tia fulana ... vou me apresentar

Escrevi um bilhetinho sem meias palavras para tia fulana dizendo que eu deduzia que ela havia oferecido o lanchinho para Bella e que ela não quis , mas perguntei a ela se nossa relação seria assim apenas baseada em deduçoes ou em casos como este ela poderia fazer o obséquio de informar o ocorrido ?

Alem de outras perguntinhas igualmente simpáticas que fui obrigada a fazer , pois é esse não foi o único episódio desagradavel do dia

Mamãe simpática né ?
Mais eu me sinto na obrigação de zelar pelo bem de minha filha e de cobrar satisfaçoes de cada passo que a escola dá pelo visto uma árdua tarefa me aguarda .
Só Deus para me dar forças , mas a luta continua , escolinha a saga continua nos próximos capítulos ...


Ainda falando de Escola...


Morando aqui no Japão sempre tive o firme propósito de que minha filha deveria estudar em escola Japonesa , para que desde cedo ela tivesse contato com a cultura oriental e desta forma pudesse crescer familiarizada com os costumes locais.
No entanto as situaçoes se apresentaram de tal forma que atualmente ela esta frequentando uma escola Brasileira .
Esta situaçao é temporária pois espero que nos próximos meses possamos transferi-la para uma escola Japonesa
Mas porque já não fiz isso desde já ?
Basicamente porque para a matricula ser efetuada em uma escola pública japonesa eu tenho obrigatoriamente que estar trabalhando e eu ainda não comecei ( começo na próxima 2º ... ) , pois necessito deste tempo de adaptação , para testar os horários , observar o comportamento da Bella , o método da escola..etc. e também porque temos que obedecer o calendário letivo , no Japão o inicio das aulas é no mês de abril , agora em Outubro são feitas somente as inscrições para o próximo período.
Havia também a opção de uma escola Particular Japonesa , mas essa alem de não ser muito próxima de casa também não oferecia o transporte escolar .

Mas vou falar das escolas Brasileiras aqui do Japão

São várias , espalhadas por todo Japão , oferecendo desde o ensino fundamental até o nível médio grande parte delas é reconhecida pelo MEC ( Ministério da Educação e Cultura ? no Brasil ) , mas pra falar a verdade eu ainda não me sinto confortável com essas escolas , porque Brasileiro plageando a velha frase ?a gente conhece , e a gente não confia? .
Embora a legislação Japonesa seja rigorosa Brasileiro da sempre um maldito jeitinho em tudo e é claro , sempre ouvimos comentários de irregularidades .
Não foi nada fácil escolher 1 entre as 3 escolas infantis da região que moro , a primeira que fui visitar , meu Deus sai de lá horrorizada , as instalações eram totalmente impróprias a mulher que nos atendeu tinha um jeitão todo relaxado , entre outros detalhes não menos aterrorizadores que não escaparam dos nossos olhos , resumindo a primeira escola era uma derrota total , sem condições .
Na segunda as coisas começaram a melhorar , a pessoa que nos atendeu estava adequadamente uniformizada as instalações do local eram novas e amplas , até que fomos conhecer o local onde funciona o maternal , ate ai tudo bem estava limpinho , era grande , mais não gostamos nadinha da pessoa que estava cuidando dos bebês , nos pareceu meio grossa , ríspida e pra completar era hora em que as crianças estavam começando a acordar do soninho da tarde muitas delas estavam deitadinhas no futon no chão como é costume aqui , mas estavam de camisetinha de manga curta sem nenhum cobertorzinho !!! e por aqui como já comentei várias vezes as estações do ano são bem definidas e já estamos no outono , que apesar de não ser extremamente frio já não nos permite andar por ai de camisetinha. Pronto , descartamos mais uma.
Ainda tínhamos uma opção ja estávamos descrentes mas apesar de ter achado que o espaço físico desta que era a 3º Escola que visitávamos não era dos melhores , no conjunto geral foi a que melhor atendia as nossas expectativas nesse momento .

A verdade é :

- Nenhuma escola é 100% ,nem mesmo as Japonesas tão pouco eu abro mão de dizer que ninguém nesse mundo cuidará melhor de minha filha do que eu , entretanto diante da necessidade atual é necessário acreditar que confiança é algo que a gente conquista .
E eu espero que com o passar dos dias eu possa no mínimo me habituar com essa nova etapa.


By Mamãe Rosana às 4:43 PM


Desenvolvido por Aninha - Fazendo Arte